Figuras de Lichtenberg,Tatuagens Iradas?

Figuras de Lichtenberg são ramificações de descargas eléctricas que às vezes aparecem na superfície ou no interior de materiais isolantes. São frequentemente associadas com a deterioração progressiva dos componentes e equipamentos de alta tensão.

 O estudo das figuras planas de Lichtenberg ao longo de superfícies isolantes freqüentemente oferece aos engenheiros informações valiosas para melhorar a confiabilidade a longo prazo de equipamentos de alta tensão. Figuras de Lichtenberg são conhecidas por ocorrerem sobre ou dentro de sólidos, líquidos e gases durante a pane elétrica, e até mesmo no corpo de vítimas de raios.
Chamam-se assim devido ao físico alemão Georg Christoph Lichtenberg que as descobriu e estudou. Inicialmente ele imaginou que o fenômeno poderia explicar a natureza dos fluidos elétricos positivo e negativo, como se imaginava a eletricidade na sua época.




Em 1777 , Lichtenberg construiu uma grande eletróforo para gerar eletricidade estática de alta tensão através da indução de um ponto de descarga de alta voltagem para a superfície de um isolador, e marcou os padrões radiais resultante por aspersão vários materiais em pó sobre a superfície. Até então pressionando folhas de papel em branco nesses padrões, Lichtenberg foi capaz de transferir e registrar essas imagens, descobrindo, assim, o princípio básico da xerografia moderna.
Esta descoberta também foi a precursora da ciência moderna da física de plasma. Apesar de Lichtenberg só ter estudado figuras bidimensionais ( 2D), os pesquisadores modernos da alta tensão estudam figuras 2D e 3D (árvores elétricas ), dentro de materiais isolantes. Figuras de Lichtenberg são agora conhecidas por serem exemplos de fractais.
Figuras de Lichtenberg
Um raio também pode criar uma grande Figura Lichtenberg na grama ao redor do ponto atingido. Estas são algumas vezes encontradas em campos de golfe ou em prados verdejantes.
Figuras de Lichtenberg ocorrem com freqüência em equipamentos de alta tensão antes de causar um colapso completo.
Figuras de Lichtenberg na pele
Ser atingido por um raio lhe dá uma cicatriz especial, que pode permanecer na pela por algumas horas ou até dias. As chamadas Figuras de Lichtenberg são causadas pela ruptura dos capilares sob a pele quando a corrente do raio passa através dela. Elas são uma maneira principal pela qual os cientistas forenses pode dizer a causa da morte de uma vítima de raios.

Um engenheiro com experiência em alta tensão pode ver a direção e a forma das árvores e seus ramos em que a causa primária do colapso foi situado e, possivelmente, encontrar a causa inicial. Transformadores avariados , cabos de alta tensão, buchas e outros equipamentos podem ser úteis para esse tipo de investigação. O isolamento é desenrolado ( no caso do isolamento de papel) ou cortada em fatias finas (no caso de materiais isolantes sólidos ). Os resultados são, então, desenhos ou fotografia que criar um registro do processo de degradação.


VÍDEO

Um vídeo mostra uma experiência em blocos que simula a ação de um raio atingindo o corpo e estourando vasos capilares, o que forma a Figura de Lichtenberg.

Comentários