Os chineses têm defendido que sua civilização foi fundada por seres anfíbios que tinha cabeça de um homem e uma cauda de peixe. A entidade, chamada Fuxi, foi descrita como macho ou fêmea.
RICHARD WILHELM
Os chineses têm defendido que sua civilização foi fundada por seres anfíbios que tinha cabeça de um homem e uma cauda de peixe. A entidade, chamada Fuxi, foi descrita como macho ou fêmea. A data tradicionalmente atribuída a ele é 3.322 aC. Na mitologia chinesa, Fu Xi ou Fu Hsi foi o primeiro da mítica Três Soberanos da China antiga. Ele é um herói da cultura a fama de ser o inventor da escrita, a pesca ea caça com armadilhas.
Fu Xi nasceu a atingir média inferior do Rio Amarelo, em um lugar chamado Chengji (possivelmente moderna Lantian, Shaanxi ou Tianshui, Gansu). Segundo a lenda, a terra foi assolada por uma grande inundação, e apenas Fuxi e sua irmã Nüwa sobreviveu. O aposentado a Montanha Kunlun onde rezou por um sinal do Imperador dos Céus. O ser divino aprovado a união e os irmãos começou a procriação da raça humana. Fu Xi, em seguida, veio a governar seu falecido embora existam relatos de seu longo reinado variar entre as fontes de 115 anos (2852-2737 aC) a 116 anos (2952-2836 aC). Ele viveu por 197 anos e morreu por completo em um lugar chamado Chen (Huaiyang moderna, Henan) onde seu mausoléu ainda podem ser encontrados.
Durante o tempo do seu antecessor Nüwa (que segundo algumas fontes foi também a sua esposa e / ou irmã), a sociedade era matriarcal e primitivo. O parto era considerado milagroso não exijam a participação das crianças do sexo masculino e apenas sabia que suas mães. Como o processo reprodutivo foi melhor compreendida antiga sociedade chinesa se mudou para um sistema patriarcal e Fu Xi assumiu uma importância fundamental.
Fu Hsi ensinou seus súditos a cozinhar, a pescar com redes, e para caçar com armas de ferro. Ele instituiu o casamento e ofereceu o primeiro ar livre sacrifícios ao céu. Uma tabuleta de pedra, datada de 160 DC mostra Fu Hsi com Nüwa, que era sua esposa e sua irmã.
Tradicionalmente, Fu Hsi é considerado o criador do I Ching (também conhecido como o Jing Yi Yi ou Zhou), que o trabalho é atribuído à sua leitura do Mapa Ele (ou do Rio Amarelo Mapa). Por essa tradição, Fu Hsi tinha a disposição dos trigramas do I Ching revelado a ele de maneira sobrenatural. Esta disposição precede a elaboração do I Ching, durante a dinastia Zhou. Fu Hsi disse ter descoberto o arranjo em marcas nas costas de um mítico dragão-cavalo (às vezes diz-se que uma tartaruga), que emergiu do rio Luo. Esta descoberta é também disse ter sido a origem da caligrafia. Fu Hsi também é creditado com a invenção do Guqin, juntamente com Shennong e Huang Di.
Há cerca de seis ou sete mil anos havia um mito universal de que todos os seres eram provenientes do ÚTERO de uma DEUSA MÃE; tal mito da criação universal teve lugar durante uma fase informe do mundo, aonde nada podia ainda ser identificado. Inicialmente cultuada na ÍNDIA, como KALI, a Mãe Informe, recebeu depois o nome de TIAMAT (Babilônia), NU KUA(China), TEMUT (Egito), TÊMIS(Grécia pré-helênica) e TEHOM(SÍRIA e CANAÃ) --este último foi o termo usado mais tarde pelos escritores bíblicos para ABISMO. As mais antigas noções de criação se originavam da idéia básica do nascimento, que consistia na única origem possível das coisas e esta condição prévia do caos primordial foi extraída diretamente da teoria arcaica de que o útero cheio de sangue era capaz de criar magicamente a prole. Acreditava-se que a partir do sangue divino do útero e através de um movimento, dança ou ritmo cardíaco, que agitasse este sangue, surgissem os "frutos", a própria maternidade. Essa é uma das razões pelas quais as danças das mulheres primitivas eram repletas em movimentos pélvicos e abdominais. Muitas tradições referiram o princípio do coração materno que detém todo o poder da criação. Este coração materno, "uma energia capaz de coagular o caos espumoso" organizou, separou e definou os elementos que compõem e produzem o cosmos; a esta energia organizadora os gregos deram o nome de DIAKOSMOS, a Determinação da Deusa. Os EGÍPCIOS, nos hieróglifos, chamaram este coração de ab e os HEBREUS foram os primeiros a chamar de pai (ainda que masculinizassem, a idéia fundamental de família e continuidade da vida não era patriarcal).
O coração e o sangue definem um elo imanente a todos os seres que dele nasceram e uma idéia de coração oculto do universo que pulsa e mantém o ritmo de ciclos das estações, dos nascimentos, mortes, destinos. Este é o significado que está no LIVRO DOS MORTOS ou das mutações. No mesmo sentido o livro chinês é denominado Livro das Mutações.
O nome chinês dado à Mãe Primordial e informe é Nu Kua, nome referido também entre os egípcios, gregos, mesopotâmicos e hindu. As referências a ela remontam há 2.500 a.C. e a imagem permanece venerada nas regiões setentrionais. KUAN YIN ou A Mulher é uma deusa dos casamentos e das mulheres em geral. O corpo original do I Ching chama-se (oito Trigramas) e os sessenta e quatro hexagramas são denominados por kua, derivado linguístico de Mãe Primordial ou Nu Kua.
O I Ching escapou da grande queima de livros feita pelo tirano Ch'in Shih Huang Ti, no tempo em era considerado um livro de magia e ADVINHAÇÃO, o que levou a escola de magos das dinastias Ch'in e Han a interpretá-lo segundo outras visões A doutrina do yin-yang foi sobreposta ao texto. O sábio Wang Pi veio a resgatá-lo como livro de sabedoria.
Houve várias traduções do "I Ching" para línguas ocidentais, algumas claramente desrespeitosas, tratando a cultura chinesa como primitiva. A tradução de Legge fez parte da série Sacred books of the East (Livros sagrados do Oriente), e foi traduzida também para o português.
RICHARD WILHELM traduziu o I Ching para o alemão ao longo dos anos em que viveu na China, inclusive durante a invasão japonesa, quando a cidade em que estava foi cercada. Teve o apoio de um velho e sábio mestre, Lao Nai Suan, que morreu ao ser concluída a tradução. A edição alemã é do ano de 1923. Wilhelm traduziu também outro clássico chinês, o TAO TE CHING.
REFERÊNCIAS
I CHING OF THE GODDESS: DIVINATION KIT (BOXED SET WITH CARDS) (2001) ISBN 1-931412-72-3
WOMEN AND RELIGION: SEXISM IN THE CHRISTIAN TRADITION (1997) [SPEECH]
Comentários
Postar um comentário