NÃO EXISTIAM AULAS DE HISTÓRIA NA IDADE MÉDIA (A HISTORIA ENGANOU A HUMANIDADE)

A simples e fechada narrativa medieval deu lugar a um infinito questionamento sobre o papel dos estudos e a forma de conduzi-los. 

Durante a Idade Média, a História não tinha sido matéria de ensino. A História era muito mais um aspecto de cultura geral do que de escola, afirma o historiador Huizinga. O sistema escolar da Idade Média". escreve, "formado pela influência da tradição da Baixa Antiguidade, não reservava um lugar especial para a História. A influência restritiva de Aristóteles, o mestre incontestável dos homens de cultura daquela época, descredencio-se a do mundo dos saberes reconhecidos. Aristóteles considera o historiador francês Francois Hartog, nada escreveu no gênero História, contudo, suas reflexões na poética, obra na qual estabelece a superioridade da poesia trágica (que diz respeito ao geral) sobre narrativa histórica (limitada ao particular), estabeleceram o fardo que a historiografia carregou por muitos séculos. 

Segundo a falácia da autoridade das teorias aristotélicas, as universidade medievais não a reconheceram em seus programas de ensino. Mesmo depois na época do Renascimento e, inclusive depois, a História desempenhou papel bastante secundário no elenco das disciplinas universitárias. A primeira cátedra que se tem noticia foi criada em Mayence, Alemanha, no ano de 1504. Depois disso,. outras foram também criadas na Europa. Mas sempre como iniciativas minguadas e isoladas, até os finais do século XVIII.

 

NA IDADE MÉDIA, PASSADO E PRESENTE FORMAVAM UMA SÓ DIMENSÃO, EM MEIO A UM IMAGINÁRIO SOCIAL E POLITICO DOMINADO PELOS PRODIGIOS DIVINOS.

 

O homem da Idade Média considera Leo Goff, vive num constante anacronismo, ignora a cor, reveste os personagens na antiguidade de hábitos, sentimentos e comportamentos medievais. Os cruzados acreditavam que iam a Jerusalem vingar os verdadeiros carrascos de Cristo" como os cronistas da Baixa Idade Média essa nostalgia vai apagar-se progressivamente, pelo reconhecimento das especifidades dos tempos históricos, no sentido atribuído por Reinhart Koselleck . A percepção da dinâmica dos tempos históricos muito tem haver com a ruptura do ideal de Cristandade, a partir da ascensão das monarquias feudais e de suas demais fases evolutivas das formas dos Estados Principescos e Estados régios nos inícios da época moderna.

 

Ao longo do Antigo Regime, os livros de História eram cópias uns dos outros, com uma tendência sem restrições para o decalque, para simples glosa ou para exercícios bastante livres de redação de textos. História feita de rapinas e fervores, ou seja, plágio e veneração dos modelos consagrados, no dizer de Charles de Olivier Carbonell. A criatividade dos autores manifestava-se apenas na arte de copiar, porque não importava produzir novas formas de interpretação dos acontecimentos. Esse é o método de cola e tesoura, a técnica de Collingwood atribuiu aos historiadores da época helenística que, pretendeu escrever História sobre um passado mais afastado doa acontecimentos de seu próprio tempo, faziam-no recortando informações dos livros de Heródoto, Tucídies e de outros, devido a incapacidade ou inaptidão para o estabelecimento de um juízo crítico norteador da pesquisa histórica, valia i peso do argumento da autoridade escolhida para legitimar tais e tais sucessos. A falácia a autoridade era a regra, porque era com as autoridades que os escritores de mediam, era por meio delas que venciam as discussões, ao sacar esse ou aquele argumento aparentemente irretorquível sobre a matéria em questão.

 

Como escreveu Paul Hazard em seu Crise da Consciência Européia, todos esses historiadores charlatães queriam igualar a glória de Tito Lívio e, para fazer espírito, elaboravam longos e maçantes discursos, atribuindo as mais finas sentenças aos homens mais ignorantes. Na época dos Meézeray, Varillas, Vertot, Daniel, Saint-Real, Eachard, Boyer, Burnet, de Sólis, o passado era concebido como matéria de um sentido fixo, como um objeto que deveria ficar fora de controvérsias. Segundo a percepção dos escritores Seiscentistas dos livros de História, o passado estava imobilizado, o que equivale a dizer que a história já fora narrada de forma suficiente pelos grande nomes, valendo apenas o juízo de autoridade dos vultos célebres da tradição. Cabia reconta-la, sim, por meio de variações retóricas atualizadas.

 

 

TEMPLOS COM PASSADO NÃO CATÓLICO


 Nem todas as construções do Vaticano tem uma origem puramente católica. Devido as guerras e incorporações de territórios, locais que foram marcos de cerimônias pagãs ou símbolos de vitorias militares passaram por adaptações e viraram prédios da igreja católica. O exemplo mais expressivo é a Basílica de São Pedro, a maior Igreja do mundo.

A cidade de Roma, onde se localiza o Vaticano, é um verdadeiro sitio arqueológico que guarda vestígios de diferentes momentos da civilização do ocidente europeu. Ao longo de uma história marcada por guerras territoriais e religiosas, a ação da Igreja em construir ou adaptar templos cristãos os espaços sagrados utilizados por outros credos deve ser entendida coo estratégia de inculcação de valores culturais e doutrinários de modo que o fiel, ao enxergar aquele espaço, identificasse-o imediatamente com o sistema religioso predominante”, explica Marcus levy Bencostta, doutor em História pela USP e professor da Universidade Federal do Paraná. Foi o que aconteceu – mas não oficialmente – com a Basílica de São Pedro. Segundo Bencostta, na memória oficial da Igreja Católica, a ordem de construção da basílica naquele local tem como referência a morte do apóstolo Pedro, ocorrida ali. Mas há uma outra história importante: a Coluna de Trajano era um monumento incrustado em uma das principais faces da Roma antiga, que foi erguida por ordem do senado romano, entre os anos de 106 e 1113, para homenagear as vitórias do imperador Trajano contra os Dácios. No século XVI, em plena Contra-Reforma, a igreja substituiu a estatua alusiva a Trajano que emcimava a coluna, pela estatua de São Pedro. “Posso inferir que a substituição da estatua no topo da coluna significa que a igreja aproveitou toda a simbologia de luta e vitoria que representava aquele monumento para anunciar em alto e bom tom que o catolicismo continuara sendo a ordem que o mundo temporal deveria respeitar, sendo a figura do apostolo Pedro providencial nessa inculcação”, diz Bencostta. A Basílica de São Pedro tem capacidade de receber 60 mil pessoas e foi construída entre os séculos XV e XVII por vários arquitetos, como Donato Bramante, Michelangelo e Gian Lorenzo Bernini. Em seu interior tem sepultados todos os papas. Entre os tesouros guardados ali, esta a Pietá de Michelangelo, uma das estatuas mais famosas do mundo.  

 

                   TRECHO DA REVISTA Leituras Da História ano 1 n 2 Editora Escala.ano 2007

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