Cansa só de olhar, né?
Essa escadaria está na montanha Hua Shan (Montanha da flor). Ela é uma das oito montanhas sagradas do Taoísmo. Todos os anos, milhões de peregrinos afluem a essas montanhas, subindo suas escadas, muitas delas insanamente verticais, escavadas na pedra por monges alpinistas em tempos imemoriais.
Esses visitantes vão ao Hua Shan, para visitar os templos construídos diretamente em cima dos penhascos, de onde se pode admirar a beleza estonteante da paisagem. Realmente, após quase morrer de agonia nessas subidas, tem que ter uma recompensa!
Muita gente confunde as montanhas que tem nomes parecidos. Uma é a Hua shan e outra, Huang shan.
Os nomes são parecidos, mas a distância entre elas é de 1000 km.
A entrada para a montanha Hua Shan começa num templo taoísta. Optar pelas escadas direto, não é passeio para fracotes. O inicio da subida é mais relax, porque você vai de ônibus até a parte de subida e de lá pega um teleférico que sobe bizarramente. Você pode subir direto pela escadas, evitando o teleférico. Mas só faça isso se você for um atleta.
Aí quando você acha que chegou no topo, descobre que chegou no COMEÇO da jornada!
Dali em diante, é na viação canela! Os primeiros 4 km de subida são por escadarias de pedra, algumas insanamente verticais!
Depois a parada dá uma relaxada, com caminhos contendo corrimãos ou correntes para apoio. Aí você já anda mais 2,3km de percurso.
A cada 400 ou 500m você vê uma marca que indica o quanto percorreu. A cada 300 ou 400 metros, existem barraquinhas que vendem um rango e bebidas, afinal a parada é extenuante. Após 500 metros, você vê banheiros.
Lá em cima do complexo de trilhas nas montanhas, em certos lugares nem tem degraus, mas buracos onde você encaixa o pé, torcendo para tudo “dar certo”
Você tem coragem de encarar?
Ao longo da jornada, você poderá ver “pontos de interesse”.São lugares onde os peregrinos deixam coisas. Geralmente fitas amarradas e cadeados pendurados. É uma tradição local. Mas a maior parte do percurso é bem limpa. Mesmo que você deixe algo ali, os vigias do parque vão lá e tiram. Senão, vira zona.
O final da subida vai dar na Blue Dragon Ridge (costela dragão azul). Esta é uma escada cabulosa, (note a plaquinha te informando que você pode se foder).
Nesta parte você está tão alto que as nuvens passam por você. A umidade é grande e as escadas (olha que legal!) ficam escorregadias! Essas trilhas da montanha conecta muitos dos mais altos picos, com altitudes em torno de 2.160 metros!
As altitudes dos picos são:
- South Peak (pico de queda do Ganso -não me pergunte o porquê deste nome doido) – 2.154,9 m
- North Peak -1,614.9 m
- West Peak – 2.082,6 m
- East Peak – 2.096,2 m
- O pico central (Menina de Jade) – 2.037,8 m
O percurso tem visual de tirar seu fôlego, literal e figurativamente.
Ao longo do caminho você encontra muitos mosteiros taoístas, pagodes, templos, portões e pontes.
A maioria dos edifícios foram construídos durante a dinastia Ming (1368-1644). Até agora, o mosteiro mais preservado é o Yuquan, do século XI. Em dezembro de 1990, a UNESCO colocou a montanha Huashan na Lista do Patrimônio Natural Mundial.
Este lugar é um destino turístico muito popular na China, apesar das escadas.
Claro, eventualmente rolam ali uns abismos, onde se você der mole, você cai! Algumas das trilhas envolvem um risco REAL de você virar patê lá em baixo!
Essa parte mais cabulosa fica na escalada do pico Norte. O pico norte é o mais hard de todos os 5 e também o mais distante. Este caminho, chama-se Changkongzhandao (também conhecido como o caminho da prancha sobre o penhasco). Isso é um passeio paralelo OPCIONAL, ao cume das montanhas. Este caminho é praticamente a razão para muitos turistas de aventura irem pra lá. O caminho leva a um pequeno mirante de cerca de 70 metros de comprimento. Quando chegar ao final, você tem que voltar por onde veio. isso significa passar nas pranchas de madeira (não tratada e exposta ao tempo sobre metal enferrujado) então dali é só voltar e continuar em seu caminho. A face do penhasco é cabulosa! A pedra é em 90 graus. O caminho tem 40 centímetros de largura! Bobeou, caiu! Há correntes pregadas na rocha, pra você segurar num dos momentos mais “trancacu” da sua existência. Por uma pequena taxa, você pode comprar um gancho e um cinto de segurança de alpinismo para passar ali. mas a maior galera realmente faz uma economia nessa parte. (o que me parece meio estupido, mas eu sou cagão, e dada minha habilidade para me meter em fria, sei que se eu passar ali essa merda solta)
Mas isso não impede a galera vida loka de fazer suas papagaiadas, tentando que sabe, um Darwin Awards.
O lugar também tem interessantes cavernas de pedra rasgadas na rocha.
Os Chineses parece que adoram suas montanhas altíssimas e verticais. Em certos casos, muitas subidas seriam tão insanamente verticais e perigosas, que os chineses resolveram fazer escadas em caracol fora da pedra. Você ficará bolado agora!
Essa escadaria leva os residentes de aldeias localizadas perto das montanhas Taihang (na província de Henan) para as partes altas. E bota alta nisso!
A escada tem o nome apropriado de “Stairway to Heaven”. São nada menos que de 300 metros de espirais que parecem nunca acabar. (é quase a altura do Pão de Açúcar, que tem 396m!) Ela te leva ao topo de uma das montanhas.
Acredite ou não, tem gente que sobe isso aí por prazer! Essa escadaria é tão cabulosa que não é qualquer um que pode subir. Os candidatos com mais de 60 anos de idade são obrigados a preencher um formulário em que para confirmam a ausência de quaisquer problemas com o coração ou os pulmões, e assumem os riscos.
De volta ao Hashan, a parada é hard, mas tem gente que consegue fazer os 5 picos num único dia. Deve ser uma correria louca, mas enfim. Tem que goste.
No resumo, o passeio é legal, com uma vista do caramba. Mas você só se arrisca naquelas plataformas e abismos se quiser. O treco, segundo pesquisei tem realmente seus riscos, como subir o Pão de Açúcar no Rio também tem. Mas muitas fotos tem seus ângulos cuidadosamente escolhidos para parecer um passeio perigosíssimo. A maioria da galera tira essas fotos para mostrar a aquele seu amigo impressionável.
O que realmente é um perigo lá é o batedor de carteiras. Parece que rola muito furto lá, porque em certas épocas do ano dá uma aglomeração FODIDA (padrão china) no lugar, principalmente no lado softcore, onde se concentra mais a cabeçada. O empurra-empurra para descer no teleférico pode chegar a duas horas!
credito:http://www.mundogump.com.br/
credito:http://www.mundogump.com.br/
Comentários
Postar um comentário