A maioria dos animais se contenta em encontrar um abrigo qualquer para se proteger do clima ou para dormir durante a noite. No entanto, existem animais selvagens que querem muito mais; eles querem as melhores acomodações permanentes possíveis, como os 13 animais da lista abaixo.
Eles são alguns dos exemplos de melhores arquitetos do reino animal. Ao invés de se esconder embaixo de qualquer árvore ou coisa similar, eles constroem seus próprios cantos, e cuidam deles da melhor forma possível.
A construção de uma casa é provavelmente o mais próximo que muitos animais chegam do uso de ferramentas. No sentido evolucionário, usar ferramentas é algo bastante avançado. Por exemplo, humanos dominam o uso de ferramentas, o que nos coloca em vantagem em relação às outras espécies.
Enquanto existem animais mais próximos de nós – como o chimpanzé, que sabe usar ferramentas, por exemplo, uma vara para caçar cupins -, a maioria não consegue utilizar os objetos a seu redor da maneira como nós fazemos. Ainda assim, os dessa lista carregam paus, galhos e folhas para uso futuro intencional, o que pode ser considerado “uso de ferramentas”, em alguns casos.
Veja:
Tecelão-social
O tecelão-social (Philetairus socius), nativo da África do Sul, Namíbia e Botswana, tece enormes ninhos que podem hospedar centenas de aves em várias gerações. Estes ninhos, feitos de paus e capim, são permanentes. As câmaras internas mais profundas mantêm uma temperatura mais elevada durante a noite, permitindo que os pássaros fiquem aquecidos.
Créditos de imagem: Denis Roschlau
Formigas tecelãs
As formigas tecelãs (gênero Oecophylla) que vivem na África Central e no Sudeste Asiático reúnem folhas e usam seda larval para colá-las juntas. Estes ninhos podem variar em tamanho desde um pequeno bolo de folhas coladas até 50 centímetros de comprimento.
Créditos de imagem: Ingo Arndt
Vogelkop
O macho da espécie Amblyornis inornata cria caramanchões, ou pequenas cabanas, a partir de grama e paus para atrair as fêmeas com as quais quer acasalar. Designers de interiores famosos do mundo animal, estas aves organizam bagas, besouros, flores e outros elementos em enfeites coloridos e atraentes. Os arranjos artísticos ficam dentro ou próximos dessas cabanas e servem para seduzir as companheiras. Ironicamente, as fêmeas não usam esses caramanchões para criar seus filhotes.
Créditos de imagem: thewildernessalternative.com
Cupim-bússola
O cupim-bússola constrói grandes montes para fazer seus ninhos. Esses montes são mais ou menos inclinados em uma orientação norte-sul, por isso o inseto leva esse nome. Acredita-se que esta forma ajuda os amontoados a ficarem termorregulados.
Créditos de imagem: Viagens NT
Abelhas
Todo mundo sabe que abelhas vivem em colmeias. Elas constroem casas a partir de cera secretada, e é lá que fabricam mel e criam seus filhotes. As vidas inteiras desses insetos giram em torno de seus ninhos.
Créditos de imagem: Damian Biniek
Formiga vermelha da madeira europeia
Essas formigas europeias (Formica polyctena) constroem grandes montes no chão de florestas para abrigar seus ninhos. Vários desses montes podem ser ligados para que os insetos alternem entre eles no caso de um evento catastrófico destruir algum.
Créditos de imagem: Ingo Arndt
João-de-barro vermelho
O joão-de-barro vermelho constrói seu ninho usando barro e lama. Estas casas ajudam a prevenir a predação e, uma vez abandonadas, fornecem abrigos seguros a outras aves.
Créditos de imagem: Eric Henrique
Tecelão asiático
Esse tecelão (Ploceus philippinus) costuma construir elegantes ninhos suspensos em palmeiras e acácias espinhosas ou acima de corpos de água, onde os predadores podem ter dificuldade em alcançá-los. Os ninhos podem ser encontrados em colônias, embora existam abrigos isolados também.
Créditos de imagem: Subroto
Vespa-social
A maioria das vespas na verdade não constrói ninhos, preferindo arranjos solitários ou mesmo parasitas. Vespas-sociais, por outro lado, criam ninhos usando polpa vegetal, cuspe, resina e outros materiais.
Créditos de imagem: crabcaked
Castor
Castores constroem barragens para inundar áreas de floresta até uma certa profundidade. Em seguida, criam entradas submersas que lhes permitem evitar predadores e caçar comida no inverno. As barragens podem ser verdadeiramente enormes – a maior conhecida fica em Wood Buffalo National Park, um parque no Canadá, e tem aproximadamente 850 metros de comprimento. Quando a água está profunda o suficiente, esses animais podem viver em tocas em vez de construir barragens.
Créditos de imagem: Ingo Arndt
Montezuma Oropendola
O Montezuma Oropendola (Psarocolius montezuma) tece seus ninhos usando pequenas videiras e grama. Esses animais normalmente vivem em colônias de cerca de 30 aves, que incluem um macho dominante que acasala com as fêmeas.
Créditos de imagem: Simon Valdez
Andorinha
As andorinhas constroem ninhos de diversos materiais. Algumas espécies nem sequer constroem nada, preferindo ficar em cavidades encontradas ou abandonadas. Outras criam seus ninhos usando principalmente sua própria saliva. Estes abrigos são comestíveis, e são considerados uma iguaria em alguns lugares.
Créditos de imagem: Sabyasachi Kolkata
Mosca-de-água
Os frigânios ou moscas-de-água (ordem Trichoptera) são insetos que, na fase de pupa, criam casulos duros usando seixos, areia, conchas e outros detritos encontrados no leito de lagos e rios. Esses elementos, juntamente com fios de sua própria seda, formam um abrigo seguro para o animal crescer para a vida adulta.
Créditos de imagem: Jan Hamrsky [BoredPanda]
Comentários
Postar um comentário