Entre As Palavras ...

“O processo evolutivo requer o desenvolvimento da consciência 
… esse processo e só começa se deixarmos.
Vida significa movimento. É impossível permanecer aonde estamos. 
Ou evoluímos ou regredimos.
Para se chegar a um estado búdico devemos aceitar o homem em sua totalidade. A mente deve ser treinada de forma racional, lógica, mas deve simultaneamente ser treinada de uma forma irracional.
Não se pode crescer a não ser que se cresça totalmente.
A matéria é totalmente inconsciente. A evolução consciente começa com o homem. A evolução inconsciente ocorre naturalmente. Quando esta satisfaz seu propósito, a evolução pára. Então chega-se à consciência. Agora o homem pode decidir se evolui ou não. A evolução inconsciente é coletiva. Quando esta torna-se consciente, passa a ser individual.
 Há um grande medo da liberdade. Pois quando somos escravos, a responsabilidade nunca é nossa. Quando somos livres, temos de tomar decisões.
A evolução somente acontece com a responsabilidade individual. 
É através do isolamento interior que o ego se desmancha. O ego é como uma semente: deve-se destruir a si mesmo para que a planta germine. Somente através do isolamento acontece a unicidade interior total, e isto somente acontece quando o ego está ausente.
 Meditação significa viver sem palavras.
Meditação é a culminação do amor … amor pela existência total.
A constante transformação das coisas em palavras é um obstáculo à mente meditativa. Mediante a linguagem, você foge da existência , foge da vida, porque a linguagem é morta.
A meditação é o relacionamento vivo com as coisas que o cercam.
A sociedade precisa da linguagem, a existência não.
Meditação significa tornar-se um mestre do mecanismo da mente.
Quando a existência e a consciência tornam-se uma, quando elas estão em comunhão, aí está a meditação.
Deixe que os momentos existam sem que as palavras existam. Consciência não tem nada a ver com palavras, é um ato existencial, não tem a ver com a linguagem, não é um ato mental.
Estar consciente nos transforma em testemunhas capazes de perceber os vazios entre a experiência e as palavras. O vazio que há entre duas palavras, entre duas notas musicais, só pode ser percebido através da consciência. Quanto mais consciente você se torna, mais lenta sua mente se torna, e vice-versa. Se você se tornar consciente do seu estar só, então você se torna consciente do estar só dos outros. Aí você sabe que tentar possuir o outro faz sofrer.
Se você é corajoso para viver com os fatos como eles são, você torna-se inocente.
Seja inocente e tudo de bom fluirá até você. A inocência é religiosidade, é o pico da verdadeira realização.”

Osho
credito

Comentários