As forças iraquianas, mais uma vez, denunciaram sensacionalmente que os militares dos EUA estão lançando armas propositalmente para militantes terroristas nas regiões ocidentais do país, de acordo com um relatório.
A agência iraniana de notícias Fars relata que “um grupo de forças populares iraquianos conhecidos como Al-Hashad Al-Shabi derrubaram um helicóptero do exército dos EUA que estava transportando armas para o Estado Islâmico nas partes ocidentais da região de Al-Baqdadi, na província de Al-Anbar” na semana passada.
O relatório afirma que os lutadores postaram uma foto (veja acima) on-line do helicóptero abatido e das armas que foram recuperadas.
As reivindicações vem na esteira de relatórios da semana passada que afirmam que o Exército do Iraque abateu dois aviões britânicos, também entregando armas ao Estado Islâmico.
“O Comitê de Segurança Nacional e Defesa, do Parlamento Iraquiano, tem acesso às fotos de ambos os aviões que são britânicos e caíram ao transportar armas para o Estado Islâmico”, disse o chefe do comitê Hakem al-Zameli, de acordo com o centro de informações em língua árabe do Conselho Supremo Islâmico do Iraque.
Hakem al-Zameli, um legislador iraquiano sênior, acrescentou que o atual governo em Bagdá está recebendo relatórios diários das forças de segurança na província de al-Anbar sobre vôos lançando armas para o Estado Islâmico.
A razão para os lançamentos, de acordo com o legislador, é prolongar uma situação caótica na província de Anbar.
Na semana passada, um vídeo foi também publicado, afirmando mostrar um helicóptero americano Chinook lançando duas caixas cheias de armas para o EI, voando em baixa altitude em uma área controlado por extremista no sul de Fallujah. É dito que a filmagem foi feita pelas Brigadas do Hezbollah baseadas no Iraque.
Havia ainda relatórios de que alguns helicópteros norte-americanos pousaram em Fallujah, uma das principais bases dos militantes Takfiri, ligados ao EI no Iraque. Legisladores iraquianos pediram ao governo para abrir uma investigação sobre o assunto.
As reivindicações de que os EUA e o Reino Unido fornecem armas aos extremistas do EI estão em curso há algum tempo.
É evidente que armas fabricadas nos EUA caíram nas mãos do EI em várias ocasiões.
“Nós descobrimos armas feitas nos EUA, países europeus e Israel a partir das zonas libertadas do controle do EI na região de Al-Baqdadi”, o site de notícias al-Ahad citou o chefe do Conselho Provincial de al-Anbar, Khalaf Tarmouz, como dito recentemente.
Armas feitas na Europa e Israel também foram encontradas em Ramadi, disse Tarmouz.
“Os EUA lançam armas para o EI com a desculpa de não saber sobre o paradeiro das posições EI e estão tentando distorcer a realidade com suas alegações”, disse ele.
Comentários
Postar um comentário