Achocolatado é produzido por vacas marrons, afirmam 7% dos norte-americano

Se 7% acreditam que o achocolatado vem das vacas marrons, de onde viria, então, o leite aromatizado sabor morango?
Para muitos especialistas em educação alimentar e nutricional, no entanto, o estudo causou surpresa por não revelar um número ainda maior de consumidores, digamos, mal-informados.


É rotina para muitas pessoas ao redor do mundo complementar a alimentação com um achocolatado. Às vezes, você chega em casa, sabe que precisa comer alguma coisa, mas está com preguiça de preparar um sanduíche, então a combinação leite, chocolate em pó e açúcar aparece para salvar. Entretanto, uma pesquisa mostra que 7% dos norte-americanos adultos não sabe que se trata de uma mistura.

Mais chocante ainda é que a mesma pesquisa revelou que essas pessoas, que equivalem a aproximadamente 17 milhões de moradores, pensam que o achocolatado é fabricado por vacas marrons.

O estudo foi feito pelo “Innovation Center of US Dairy” em maio e viralizou na imprensa internacional. De acordo com o site Independent, os especialistas escutaram mil pessoas com idade acima de 18 anos.

Já 48% das pessoas ouvidas nem mesmo tem uma ideia de onde vem o líquido de cor marrom – e se 7% acreditam que ele vem das vacas marrons, de onde viria, então, o leite aromatizado sabor morango, que tem cor rosa?

Achocolatado é feito, na verdade, a partir de uma mistura baseada ente leite, chocolate e açúcar, nada realmente natural.
Mesmo sem saber como o produto é fabricado e sabendo que ele não é o melhor para a saúde, os norte-americanos continuam comprando a bebida. Eles gostam tanto que 29% das pessoas ouvidas no levantamento afirmaram que usam seus filhos como desculpa para fazer a compra.

“Estamos condicionados a pensar que, se você precisa de comida, você vai ao mercado. Nada em nosso sistema de ensino diz às crianças de onde vem o alimento”, disse à publicação americana Cecily Upton, cofundadora da FoodCorps, ONG que visa promover educação nutricional em escolas de ensino fundamental nos Estados Unidos

Outros 37% nem esperam para pegar um copo, já vão tomando no gargalo mesmo, enquanto apenas 5% dos entrevistados afirmaram se abster de tomar leite no geral. Já 25% dos amantes de bebidas como o achocolatado até mesmo acordam antes das 6h da manhã apenas para comprar leite.

O respeitado jornal Washington Post aproveitou para lembrar que o desconhecimento da população sobre a origem dos alimentos é chocante. No começo dos anos 1990, um em cada cinco norte-americanos não sabia que hambúrguer é feito de carne.

Outro estudo menor, realizado em 2011 em uma escola de ensino fundamental na Califórnia com alunos do quarto, quinto e sexto anos, também deixou os pesquisadores estarrecidos. Mais da metade não sabia que picles são pepinos ou que cebolas são vegetais. Entre os alunos entrevistados, 3 em cada 10 não sabiam que queijo é feito de leite.

Organizações como a FoodCorps trabalham para levar educação alimentar e nutricional para as salas de aula de escolas americanas. Além de ensinar o valor nutricional dos alimentos, visando uma alimentação mais saudável, os especialistas querem que as crianças aprendam sobre a origem dos produtos que consomem. “Conhecimento é poder. Sem ele, não podemos tomar decisões conscientes”, disse Cecily Upton ao Washington Post.



Fonte 1 2 3

Comentários