Cientistas russos apresentam líquido dentro do qual se pode respirar

Durante muitos anos, os seres humanos foram fascinados por animais que têm a capacidade de respirar debaixo d’água.

Por exemplo, o peixe simples conseguiu nos cativar, nunca tendo que deixar a água para tomar ar. A raça humana poderia se beneficiar um pouco quanto a poder respirar debaixo d’água: os afogamentos poderiam ser evitados, e indústrias como o mergulho para colher mariscos poderiam ser muito mais eficientes. No entanto, por enquanto, é de conhecimento comum que não é uma boa ideia respirar debaixo d’água.

Porém, o vice-primeiro-ministro, Dmitry Rogozin, está planejando mudar o fato de poder respirar debaixo d’água através de seu projeto de respiração líquida. A primeira prova foi um sucesso: um cão Daschund foi colocado dentro e um tanque especial cheio de líquido. Embora fosse de se esperar que ele se afogasse e morresse uma morte lenta, o animal se familiarizou com seu novo ambiente e começou a respirar como se nada tivesse acontecido.

Quando o cão foi removido do líquido, a equipe do laboratório limpou-o com uma toalha, e o chefe da delegação sérvia viu que o cachorro estava em perfeitas condições. Para demonstrar melhor o seu argumento, ele acariciou o cão e observou que ele estava muito impressionado com o experimento.

O gerente de projeto, Fedor Arseniev, em nome da Fundação para estudos avançados, trouxe o fato de que esse tipo de tecnologia poderia ser usada em situações como salvar marinheiros que foram vítimas de um naufrágio submarino. No entanto, há uma preocupação sobre a doença da descompressão, onde subir mais de 100 metros muito rapidamente para voltar à superfície pode ser mortal.

No entanto, no submarino proposto, os seres humanos podem usar um dispositivo especial que não contenha nenhum dos níveis de nitrogênio da doença, permitindo que eles voltem à superfície sem efeitos nocivos.


Talvez um dia este projeto se expanda globalmente, e realmente poderemos nadar como um peixe no oceano!

Comentários