De acordo com a ciência. Barba te deixa saudável e belo

De acordo com um estudo da Universidade do Sul de Queensland (Austrália), uma barba robusta oferece benefícios que podem tornar sua pele mais saudável e bonita.


Mais jovem, menos câncer

Em 2012, os pesquisadores deixaram um grupo de manequins, alguns barbudos e alguns sem pelo facial, sob o sol severo do deserto australiano.

Quando compararam a quantidade de radiação absorvida por cada sujeito, descobriram que as barbas bloqueavam 90 a 95% dos raios UV prejudiciais. Esse nível de proteção poderia retardar o processo de envelhecimento com sucesso e reduzir o risco de desenvolver câncer de pele.

“Os pelos faciais têm um fator de proteção ultravioleta (UPF) de 2 a 21”, disse um dos cientistas do estudo, Alfio Parisi, ao portal Men’s Journal. “A porcentagem de UV bloqueada depende da espessura e do ângulo do sol. Desde que a barba tenha espessura razoável, não acho que haja necessidade de protetor solar sobre a barba”.


Embora a espessura adequada de uma barba possa ser difícil de quantificar, Parisi disse que ela precisa ser um pouco robusta, ou seja, não apenas uma “barba por fazer”.


Mais vantagens


As barbas também são boas para capturar poeira e pólen. Enquanto isso soa ruim para as pessoas com asma ou rinite, não é: elas funcionam como “fortalezas”, protegendo p nariz, olhos e boca de agentes irritantes.

Além disso, uma camada espessa de pelos faciais retém a umidade e age como uma barreira contra o vento, mantendo a pele fresca e jovem.

Beleza

Para os homens que ostentam suas barbas com orgulho, vale notar que seu apelo é apoiado por outros estudos também, não apenas esse.

Por exemplo, um descobriu que as mulheres preferem homens com barbas por fazer ou um pouco espessas; estes são mais atraentes que homens totalmente barbeados ou com barbas muito grandes.

Os benefícios de saúde também já foram confirmados por outras pesquisas, como essa publicada no Journal of Hospital Infection.


Nem tudo são boas notícias para os barbudos, no entanto. Pelo menos um estudo descobriu que eles parecem mais agressivos e sexistas que homens sem barba, mas essa ligação não é causal. 

Comentários