Veja como se sentar corretamente

Cerca de cem anos atrás, houve uma revolução no design das cadeiras e nossas costas nunca mais foram as mesmas.


Os encostos e assentos ficaram mais confortáveis, mas também nos forçam a nos curvar o tempo todo, adquirindo aquela famosa postura desleixada em forma de C.

Como se sentar para não ter dor crônica nas costas?

A história das cadeiras

Durante a maior parte da história ocidental, as pessoas sentaram-se em cadeiras relativamente firmes, planas e bem proporcionadas para o corpo humano.

Inicialmente, elas eram feitas apenas de madeira. Em alguns casos, o assento era coberto de folhas. Se você fosse rico, podia comprar estofados acolchoados, que começaram a decolar nos séculos XVII e XVIII.
Já no século 20, os designers começaram a utilizar novos materiais, como aço, plástico e espuma. As cadeiras começaram a variar muito em tamanho e suavidade.
“O século 20 foi sobre experimentar com tecnologia e esquecer o corpo. Como resultado, acabamos com salas de estar, escritórios e restaurantes cheios de cadeiras que são muito ruins para as nossas costas. É chocante o quão mal projetadas elas são para nossos corpos”, disse Galen Cranz, que estuda design de cadeiras na Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA).

O problema

De acordo com Jean Couch, americana que faz parte de um movimento crescente na Costa Oeste para ensinar as pessoas a se sentarem melhor, quase todas as cadeiras têm um de dois problemas: são muito profundas ou muito macias.

“Quando uma cadeira é muito profunda, o encosto fica muito longe da borda e você não pode colocar as pernas no chão sem se curvar”, explica.

O mesmo ocorre quando as cadeiras são macias demais. “A cadeira faz com que seus ossos do quadril caiam para trás e sua coluna se curve em forma de C”, diz Couch.

Essa posição desleixada, nada ereta, não é um problema se você se sentar assim somente de vez em quando. “Mas se você expuser repetidamente sua coluna a essa dobra, ela se tornará sensível à dor na maioria das pessoas”, esclarece Stuart McGill, que estuda biomecânica da coluna na Universidade de Waterloo em Ontário (Canadá). Há ainda o risco de danificar os discos a longo prazo.
Como se sentar
Não é necessário trocar todas as cadeiras de sua casa. Couch ensina três truques para as pessoas sentarem-se confortavelmente com a coluna reta em qualquer cadeira:

1. Sente-se na beira da cadeira


Se você só tem a opção de sentar-se em uma cadeira macia e profunda, sente-se na parte da frente dela.

Esqueça o encosto e use a armação como apoio firme. Isso torna mais fácil evitar que suas costas terminem em forma de C.

E tenha cuidado na maneira como posiciona as pernas. A maioria das pessoas pensa que o melhor ângulo entre o tronco e as pernas é de 90 graus. Mas você ficará mais confortável – e menos propenso a se curvar – se esse ângulo for maior que 90 graus; algo como 120 graus.

As pernas dos astronautas assumem automaticamente este ângulo quando estão flutuando na estação espacial com microgravidade. A NASA chama essa postura de “neutra” porque é quando os músculos estão relaxados

2. Adote uma posição elevada com a ajuda de um objeto



Outra boa ideia é sentar-se levemente em cima de um objeto denso, como uma almofada firme. O objetivo é inclinar a pélvis para frente um pouco.

Você pode usar qualquer coisa para construir essa posição elevada – uma manta, uma jaqueta, uma bolsa.

O objeto deve criar um ambiente mais firme para sustentar seus ossos do quadril e evitar que a coluna fique com aquela desagradável forma de C, além de levantá-lo um pouco, para tornar mais fácil alcançar o grau de 120 entre torso e pernas.

3. Apoie suas costas


Os dois primeiros truques funcionam muito bem para a maioria das cadeiras. Mas há uma situação em que sentar-se na beirada ou se elevar usando um objeto não é uma boa ideia: no carro.

Por razões de segurança, você não deve ficar longe do encosto. Mas há um grande problema com os encostos de muitos carros e aviões: eles têm a forma de C, que acabam dobrando a coluna naturalmente.

A solução é utilizar algum objeto para tornar o encosto mais plano – novamente, estamos falando de uma almofada firme, suéter ou manta.

Alongue a coluna, esticando suavemente as costas sobre o adereço.


Comentários